[Lista] 5 filmes com belas cenas entre livros

O tapete vermelho favorito do Achados & Lidos, o Oscar, está chegando e é claro que vamos deixar nossa homenagem. Como não conseguimos ficar muito longe da literatura, a lista de hoje fala de filmes, mas também de livros. Os diretores de cinema e roteiristas sabem o quanto bibliotecas e livrarias podem ambientar uma ótima história, por isso há várias cenas icônicas de filmes que se passam entre prateleiras lotadas. Confira, abaixo, uma lista de 5 filmes com belas cenas entre livros!

1. Cinderela em Paris (Funny Face): Jo Stockton (Audrey Hepburn) trabalha em uma livraria em Greenwich Village e vê sua vida se transformar quando o fotógrafo de uma famosa revista de moda, Dick Avery (Fred Astaire), realiza, de surpresa, um ensaio na loja em que ela trabalha. Dick fica impressionado pela beleza da livreira e convence a diretora de redação de que Jo deve ser o novo símbolo da revista e a estrela das fotos que serão feitas em Paris. A novata, segundo o fotógrafo, expressa a mulher moderna e o que a diretora procura: beleza e sofisticação intelectual.

O primeiro dos vários encontros mágicos entre Jo e Dick acontece entre prateleiras repletas de livros. A livraria é também cenário do lindo número em que Hepburn interpreta How Long Has This Been Going On?.

Em 1958, Funny Face foi indicado em quatro categorias, incluindo a de Melhor Figurino, em reconhecimento à exuberante parceria de Edith Head e Hubert de Givenchy.

Se você gostou de La La Land, Cinderela em Paris é filme tem-que-ver. Prepare-se para cantarolar durante uma semana “I love your funny face / Your sunny, funny face…”.

Dick (Fred Astaire) e Jo (Audrey Hepburn) <3

Dick (Fred Astaire) e Jo (Audrey Hepburn) <3

2. A Bela e A Fera: enquanto aguardamos ansiosamente a versão live action, com Emma Watson no papel principal, vale lembrar esta cena icônica – o momento em que a Fera mostra sua biblioteca à Bela.

A paixão pelos livros é um dos elementos que amenizam a aparência grotesca da besta e que a tornam apaixonante aos olhos de Bela. Nós a entendemos perfeitamente, rs! Quem não se derreteria diante de uma biblioteca dessas? <3

Bela nos representa!

3. Les Adoptés: esse filme, dirigido pela atriz Mélanie Laurent, traz o drama familiar das irmãs Marine e Lisa, interpretada por Laurent, e a mãe delas, Millie. Marine é filha adotiva de Millie e sua ligação com Lisa é muito forte. Elas são inseparáveis e compartilham, inclusive, a criação do filho de Lisa. O equilíbrio dessa relação é abalado quando Marine tem uma paixão avassaladora por Alex.

Adivinhem onde o casal se encontra pela primeira vez? Na charmosa livraria de literatura inglesa em que Marine trabalha. Ele entra na loja para se proteger da chuva e fica hipnotizado pela beleza da livreira. Alex não entende muito de livros, ainda mais em língua inglesa, mas finge gostar para iniciar uma conversa com Marine.

Ele pede uma indicação de leitura para ela e acaba comprando o volume recomendado – um Raymond Carver –, mas esquece o pacote na loja. Dias depois, de volta à livraria, Marine lhe pergunta sobre o livro e Alex se enrola todo. A vendedora se diverte e o faz perceber que ele havia deixado a compra no balcão. É assim, entre estantes lotadas e referências literárias, que começa o romance dos dois.

Marine encontrou seu grande amor em uma livraria

Marine encontra o amor de sua vida na livraria em que trabalha

4. Mensagem Para Você: em 1998, um namoro por e-mail e o choque entre as mega-livrarias e as pequenas livrarias de bairro eram temas capazes de embalar uma comédia romântica. Dez anos depois, muita coisa mudou nesse cenário: aplicativos de trocas de mensagens substituíram o e-mail e os e-commerces estão engolindo as grandes lojas de livros. Ainda assim, é sempre um prazer assistir ao romance estrelado por Meg Ryan e Tom Hanks, Mensagem Para Você.

Kathleen começa um relacionamento com um desconhecido, por e-mail, e nem suspeita que ele, Joe Fox, é o dono da rede de livrarias que está ameaçando o negócio que ela herdou da mãe: uma pequena e acolhedora loja especializada em literatura infantil.

É interessante o debate que o filme propõe, porque hoje vemos o trunfo que outrora fora das grandes redes se virando contra elas. Nesta cena, em que Joe está na livraria de Kath e questiona o valor de um exemplar, o vendedor lhe explica que as ilustrações são feitas à mão e não é “por isso que o livro custa tanto, mas sim por isso que ele vale tanto”.

Não há nada mais vulnerável no mercado do que a velha estratégia da batalha de preços. Quem hoje tem os produtos mais baratos são os e-commerces. As grandes livrarias já não conseguem se sustentar nesse diferencial. O que vemos é o renascimento dos pequenos estabelecimentos, que oferecem mais do que livros para seus clientes. Eles vendem uma experiência literária completa para os verdadeiros amantes de livros – curadoria, customização, artigos raros e eventos, como as sessões de histórias na livraria de Kath. A cena em que ela tem que se desfazer do negócio é de cortar o coração! :'(

A livraria de Kathleen é um sonho

Quem nunca quis uma livraria como a de Kathleen?

5. Minhas Tardes Com Margueritte: o último filme da lista, mais um representante do cinema francês, não tem uma livraria ou uma biblioteca bonita, mas merece espaço nessa seleção, porque, nele, a leitura é quase um personagem do enredo.

Germain (Gérard Depardieu) vai redescobrir ao lado da terna Margueritte (Gisèle Casadesus) o prazer da leitura. Depois de décadas sendo chamado de burro por suas dificuldades com as letras, Germain tem um encontro inesperado com a velha senhora que cultiva o hábito de ir à praça, todas as tardes, para ler.

A perspicaz Margueritte nota que, embora lhe falte memória visual, para identificar as sílabas e as palavras, sobra a Germain a memória auditiva. Ela começa, então, a explorar esse talento do amigo para fazê-lo se interessar novamente pela literatura. O processo de redescoberta de Germain é cativante e mostra o poder de uma boa amizade e dos livros no destino de uma pessoa.

Germain e Margueritte ensinando que não há idade para descobrir a paixão pela literatura

Germain, Margueritte e os livros

E você, lembra-se de algum filme que tem belas cenas entre livros? Deixe aqui nos comentários!

Mariane Domingos

Mariane Domingos

Eu amo uma boa história. Se estiver em um livro, melhor ainda. / I love a good story. If it has been told in a book, even better.
Mariane Domingos

Últimos posts por Mariane Domingos (exibir todos)

Quero receber novidades pelo meu e-mail:

2 Comentários

  1. Oi, Mari!
    Meu sonho é ter uma biblioteca em casa como a da Bela e a Fera. Aliás, estou louca para conferir a versão cinematográfica dela! 🙂
    Mensagem Para Você é um filme super fofinho, já assisti várias vezes!

    Beijos,
    Giulia | 1livro1filme.com.br

    • Mariane Domingos

      1 de fevereiro de 2017 at 18:45

      Oi, Giulia!

      A biblioteca da Bela é mesmo um sonho! <3 Também estamos bem ansiosas pela estreia deste ano.

      Obrigada pela visita ao Achados! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

© 2024 Achados & Lidos

Desenvolvido por Stephany TiveronInício ↑