E lá vamos nós para o nosso 4º Clube do Livro! 🙂 Já tivemos por aqui leituras emocionantes de vários cantos do mundo – Nigéria, Bielorrússia e França. Fomos dos dias atuais aos anos 80 e depois ao século XIX, conhecendo culturas e estilos de escrita totalmente diferentes.

A nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie nos cativou com seus personagens fortes, como Tia Ifeoma e Kambili. Hibisco Roxo é um livro que aborda temas fortes e necessários de forma envolvente, muito próxima do leitor. Foi uma estreia e tanto para o nosso Clube do Livro.

Em seguida, foi a vez de outra escritora que confirma o poder feminino na literatura. A bielorrussa Svetlana Aleksiévicth nos rendeu a impactante leitura de Vozes de Tchernóbil. A academia sueca não se enganou nem um pouco ao lhe dar o Nobel de Literatura em 2015. Ela se destaca pela coragem de contar uma tragédia a partir de um olhar mais humanizado, que vai além da História, e também pela escrita original, que tem como premissa a valorização da voz de quem viveu, e não apenas observou, o desastre. Terminamos esse clube já querendo ler os outros títulos da autora!

Nossa última escolha foi um clássico. Émile Zola nos presenteou com um romance com ares de thriller policial e invejável capacidade descritiva, sem deixar de lado toda maestria da literatura francesa na crítica social. A Besta Humana trata de temas que estarão em pauta sempre – a banalização do mal, a injustiça e o embate homem e máquina. Parecia série do Netflix, mas era um romance do século XIX. Imperdível!  

Agora, para este 4º Clube do Livro, escolhemos três títulos contemporâneos e abriremos uma votação. Um deles só estará disponível nas livrarias nas próximas semanas, por isso ainda teremos um intervalo até começar a nova leitura. Enquanto isso, faremos duas “edições relâmpago” do Clube do Livro, em que iremos propor a discussão de contos.

Para a próxima semana, seguimos a indicação que o nosso leitor Eliseu deixou na lista que divulgamos na segunda-feira. Trata-se de um conto de Edgar Allan Poe, chamado A Carta Roubada. Ele está no livro Histórias Extraordinárias, editado pela Companhia de Bolso, e em várias coletâneas de contos do escritor americano, disponíveis em versão digital na Amazon. Há ainda a opção de download gratuito, no original em inglês. Leia com a gente, acompanhe e comente o post da semana que vem!

Para o dia 16 de setembro, leremos o famoso O Alienista, de Machado de Assis, que está disponível para download gratuito. Se você tem alguma coletânea do escritor em casa, dê uma olhada, porque provavelmente esse conto está lá!

E não se esqueça de ir votando no seu título preferido para o próximo Clube. As opções estão aqui embaixo e você pode dar seu voto nos comentários ou em nossas redes sociais. Ainda não nos segue por lá? Então corre no nosso perfil no Facebook e no Instagram!  

[Opção 1] A máquina de fazer espanhóis, de Valter Hugo Mãe

Não poderíamos deixar passar a oportunidade do relançamento das obras de Valter Hugo Mãe aqui no Brasil. Depois do fechamento da Cosac Naify, seus títulos foram para o selo Biblioteca Azul, da Globo Livros. As edições estão belíssimas e atiçaram nosso desejo de ler ou reler as obras do autor português. Somos fãs declaradas do escritor aqui no blog e nossa sugestão é começar com A máquina de fazer espanhóis. Veja aqui mais detalhes. 

[Opção 2] Dias de abandono, de Elena Ferrante

Tudo o que escrevermos sobre Elena Ferrante pode simplesmente não ser verdade. O nome é o pseudômino de uma escritora italiana, que mantém sua identidade em segredo. Ela só dá entrevistas por e-mail e pouquíssimas pessoas têm contato direto com a autora (que pode ser um autor, mas achamos pouco provável). A aura de mistério contribuiu para o sucesso da tetralogia napolitana, a incrível história de duas amigas italianas. No Achados e Lidos, já resenhamos A Amiga Genial e simplesmente adoramos. Para essa lista, escolhemos Dias de Abandono, sua obra anterior. Mais detalhes sobre o livro estão aqui

[Opção 3] Meia noite e vinte, de Daniel Galera

Daniel Galera é nosso crush literário! Barba Ensopada de Sangue, seu último romance, nos atraiu de maneira incontornável. Galera está na lista dos 20 melhores jovens escritores brasileiros da revista Granta e, desde esse último sucesso, ele havia nos deixado órfãs, sem o lançamento de nenhum outro título. Imaginem nossa emoção quando soubemos que vinha livro novo por aí? Não aguentamos nem esperar o lançamento oficial e já colocamos o nome dele aqui na votação. Meia noite e vinte ainda está em pré-venda e deve chegar às livrarias em meados de setembro. Conheça mais da história aqui.

 

Achados & Lidos

Achados & Lidos

Um blog para quem não perde um boa leitura!
Achados & Lidos

Últimos posts por Achados & Lidos (exibir todos)