[Laços] Semana #1

Todos prontos para começar mais um Clube do Livro? Para esta nona edição selecionamos Laços, do autor italiano Domenico Starnone, tido por muitos como o marido de Elena Ferrante. Embora já tenha publicado treze livros, esse é o primeiro volume do autor a ser lançado no Brasil, pela editora Todavia, com lindo projeto gráfico e introdução de Jhumpa Lahiri. Para a semana que vem, vamos até a página 32!

Por Mariane Domingos e Tainara Machado

Durante a Festa Literária de Paraty (Flip) deste ano, encontramos um ex-colega de trabalho que, de forma muito animada, comentou sobre um lançamento prometido para o  segundo semestre: um livro supostamente escrito pelo marido de Elena Ferrante (autora que se tornou sensação com a publicação da Série Napolitana, já resenhada pelo blog, mas cuja identidade é desconhecida).

O mistério surgiu por alguns motivos. Domenico Starnone, autor de Laços, selecionado como nono título do Clube do Livro do Achados & Lidos, é de fato casado com a tradutora italiana Anita Raja, a quem o jornalista Claudio Gatti atribuiu a identidade de Elena Ferrrante, ao cruzar extratos bancários e notar uma súbita elevação de patrimônio, não condizente com seu ofício regular, ao mesmo tempo em que os livros de Ferrante vendiam como água pelo mundo.

Além disso, como nos conta essa reportagem da Folha de S. Paulo, um grupo de cientistas analisou os livros de Ferrante em um software de edição de texto, e o programa sugeriu como “alta” a probabilidade de Starnone ser a verdadeira identidade da misteriosa autora. Até mesmo o tradutor de Ferrante no Brasil, Mauricio Santana Dias, já afirmou não descartar que os livros da italiana sejam fruto de uma obra escrita a quatro mãos.

O que mais nos  instigou a escolher esse título, contudo, não foram as dúvidas autorais, e sim  o diálogo que Laços firma com Dias de Abandono (de – adivinhem só! – Elena Ferrante), também já resenhado aqui no blog. Acreditamos que a complementaridade entre essas duas obras pode suscitar um debate animado por aqui.

Se em Dias de Abandono vivenciamos com Olga a profunda dor dos amores mal resolvidos, do buraco sem fim que pode ser enfrentar uma traição, em Laços esse drama familiar, já mais distante no tempo, ressurge porque certas cicatrizes deixam marcas indeléveis na memória.

No livro de Starnone, Vanda e Aldo, casados há mais de 50 anos, encontram o apartamento revirado após voltarem de férias. O evento obriga que eles também devassem memórias, angústias e tensões de eventos passados, quando Aldo abandonou a família para ficar com uma mulher mais jovem.

O romance narra, portanto, um drama familiar comum, mas sob a ótica masculina, de quem sai e volta de casa, desestabilizando a configuração prévia do lar. De certa forma, é um ponto de partida incomum, já que na literatura as traições mais marcantes são cometidas por mulheres, enquanto se releva o adultério masculino.

Como aquecimento para essa leitura, sugerimos que leiam também Dias de Abandono e assistam a esse debate organizado pela Todavia na Taperá Taperá, sobre os dois livros e o romance italiano. Por aqui, já fizemos a lição de casa e estamos prontas para começar mais um Clube do Livro! Também estão animados?

 

Achados & Lidos

Achados & Lidos

Um blog para quem não perde um boa leitura!
Achados & Lidos

Últimos posts por Achados & Lidos (exibir todos)

Quero receber novidades pelo meu e-mail:

1 Comentário

  1. Muito animado. Já comecei a ler e é daqueles livros que te mordem desde a primeira página. Com as belas resenhas que vocês fazem há de ser ainda mais interessante. Faço apenas a observação que o livro começa com a voz feminina, muito envolvente e poderosa, por sinal, da mulher que foi traída.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

© 2024 Achados & Lidos

Desenvolvido por Stephany TiveronInício ↑