[Vozes de Tchernóbil] Semana #1

Foi dada a largada! Começamos o segundo Clube do Livro do Achados & Lidos. O título da vez é Vozes de Tchernóbil, da escritora bielorrussa Svetlana Aleksiévitch, vencedora do Prêmio Nobel de Literatura em 2015. Para a próxima semana, vamos ler até a página 51.

Saímos da Nigéria de Chimamanda Ngozi Adichie para Ucrânia de Svetlana Aleksiévitch. De uma tragédia familiar para uma tragédia social. O cenário é o desastre nuclear de Tchernóbil, em 26 de abril de 1986, que levou centenas à morte nos dias seguintes ao acidente, por causa do contato com a radiação. Nos anos posteriores, outros milhares também sofreriam de problemas decorrentes da exposição às partículas radioativas irradiadas da usina.

Como lembra a Companhia das Letras, selo responsável pela edição brasileira, tão grave quanto o acontecimento foi a postura dos governantes e gestores soviéticos, que nem desconfiavam estar às vésperas da queda do regime, ocorrida poucos anos depois. Esquivavam-se da verdade e expunham trabalhadores, cientistas e soldados à morte durante os serviços de reparo na usina.

Aleksiévitch trabalhou como repórter, mas não busca, neste livro, apontar culpados ou dar razões que possam explicar o desastre. O que interessa, para ela, são os relatos humanos, as histórias particulares que ficam esquecidas, engavetadas como se fossem episódios marginais da história. Ou, como ela disse em entrevista recente:

Escrevo sobre tudo o que a história omite, porque a história é arrogante e não interessa a ela o que está pensando o homem comum; para mim, interessa o que pensa cada um dos homens e mulheres que vivem a história.

Ficou curioso? A edição de março da revista piauí publicou um trecho (bastante emocionante, diga-se de passagem) do livro. Temos certeza de que depois desse aperitivo, você vai correr para uma livraria para adquirir seu exemplar e acompanhar nosso Clube do Livro. Aproveite e já compre também uma caixa de lencinhos, porque essa leitura promete!

Achados & Lidos

Achados & Lidos

Um blog para quem não perde um boa leitura!
Achados & Lidos

Últimos posts por Achados & Lidos (exibir todos)

Quero receber novidades pelo meu e-mail:

2 Comentários

  1. Brilhante escolha! As histórias que Svetlana escreve parecem ótimas – no caso de Vozes de Tchernóbil, ótimas e tristes… O trecho da Piauí foi uma amostra grátis de que iremos nos emocionar.

    • Mariane Domingos

      6 de maio de 2016 at 10:59

      Ana, muito bom ter você mais uma vez conosco no Clube! Estamos animadas para essa leitura. Desde que Svetlana ganhou o Nobel, começamos a pesquisar mais sobre o trabalho dela e ficamos muito interessadas no livro. Quando a piauí lançou aquele trecho, tivemos certeza de que seria o próximo escolhido. Sem querer, nosso clube está representando bem o poder feminino – Chimamanda e, agora, Svetlana. Fazer o que se temos muitas escritoras contemporâneas arrasando, não é?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

© 2019 Achados & Lidos

Desenvolvido por Stephany TiveronInício ↑