Quem disse que ganhar livro de presente de Natal é chato? Aqui no Achados e Lidos, temos sugestões para todo tipo de “freguês”: de novidades nas prateleiras à história de reis e rainhas, passando por Harry Potter e queridinhos do blog, temos certeza que na lista abaixo tem uma sugestão que vai te agradar neste fim de ano. Ah, e pode guardar as sugestões para 2017 também! Afinal, leitura nenhuma precisa de data comemorativa, não é?

1. Para quem ama história, reis e castelos: Os Románov, de Simon Sebag Montefiore

Os Románov foi um dos meus pedidos de Natal. Se você, assim como eu, adora histórias de realeza, conspirações e brigas por poder, não pode perder esse lançamento. Neste livro, o premiado historiador Simon Sebag Montefiore remonta, com muitos detalhes, os três séculos de domínio da família Románov na Rússia imperial.

É um catatau de mais de 900 páginas, mas pretendo me divertir desvendando essa imensa árvore genealógica nas horas de ócio de fim de ano. Além disso, é o tipo do livro que fica lindo na estante e faz brilhar os olhos de quem o recebe!

2. Para quem não perde uma novidade: Meia-Noite e Vinte, de Daniel Galera

Daniel Galera voltou às prateleiras em 2016 com Meia-Noite e Vinte, quatro anos depois do sucesso estrondoso de Barba Ensopada de Sangue. Neste livro, três amigos voltam a se reunir em uma Porto Alegre dominada pelo caos de uma greve de ônibus e uma das piores ondas de calor recente para o enterro do quarto integrante do grupo, assassinado durante uma corrida noturna.

O espírito soturno dos personagens, as utopias desfeitas e o pessimismo latente com a atualidade dominam a narrativa, que esbarra em uma série de debates contemporâneos, do uso desenfreado das mídias sociais à reflexão de que, quanto mais a ciência aumenta a longevidade dos seres humanos, mais perto ficamos de destruir o planeta. Não é exatamente uma leitura leve, mas tem a cara de 2016 (e, infelizmente, de 2017 também).

3. Para quem prefere contos: Todos os Contos, de Clarice Lispector

Benjamin Moser, biógrafo de Clarice Lispector, começou a se interessar pela obra da autora meio por acaso. Em busca de um assunto para sua tese, acabou esbarrando com textos de Clarice. Foi, sem medo de ser piegas, amor à primeira vista.

Além da excelente biografia, Moser passou a divulgar a obra de Clarice pelo mundo. Este livro reúne, pela primeira vez, todos os contos escritos pela autora, da adolescência até as últimas linhas. Uma curiosidade: editado pela Rocco no Brasil em 2016, a coletânea foi lançada antes nos Estados Unidos, no ano passado. Mas tudo bem, valeu esperar: a edição é linda e os textos, maravilhosos. Também pode ser uma sugestão de presente para o seu amigo que adora postar frases da autora no Instagram, rs.

4. Para quem ama magia: Harry Potter e a Criança Amaldiçoada, de J. K. Rowling

Quem achava que nunca mais teria a oportunidade de acompanhar novos episódios da saga do bruxo mais famoso do mundo teve uma boa surpresa em 2016. Ao lado de dois conhecidíssimos produtores de teatro, J. K. Rowling resolveu escrever o roteiro para uma peça que foi encenada em Londres (e deve ir para Nova York!). Depois de alguns livros assinados por seu pseudônimo, Rowling voltou a habitar o mundo de Hogwarts, do qual sentimos tanta falta.

Dessa vez, quem embarca pela primeira vez para a famosa escola de magia é Albus, o filho mais novo e um tanto rebelde de Harry Potter com Ginny Weasley. Na tentativa de se adaptar à Hogwarts à sombra do pai famoso, James descobre que toda ação tem sua reação. Se não chega a ser exatamente um oitavo livro da série, vale pela reaproximação com esse personagem tão querido. Quem é fã da saga com certeza vai amar!

5. Para a melhor amiga: A Amiga Genial, de Elena Ferrante

Se teve um livro que eu indiquei para todo mundo neste ano, foi este. Do trabalho às melhores amigas, quem me pediu indicação do que adquirir nas livrarias em 2016 ouviu, invariavelmente, o mesmo coro: já leu A Amiga Genial? Não? Então corra! Por enquanto, ninguém se arrependeu! Há todo um frenesi em torno do que foi chamado de maior fenômeno literário do ano, ainda mais porque Elena Ferrante é apenas um pseudônimo de um(a) autor(a) desconhecido.

A Amiga Genial é, na verdade, o primeiro volume da tetralogia napolitana, que acompanha a amizade de Elena Greco e Raffaella Cerullo da infância até o desaparecimento de uma delas (não se preocupe, isso não é um spoiler). O primeiro livro é mais concentrado na adolescência delas, com a gênese dessa amizade tão profunda quanto conturbada. Nos livros seguintes, o contexto socioeconômico italiano das décadas de  60 e 70 também ganha espaço, fazendo desta uma narrativa cada vez mais interessante. Se você ainda não escolheu o presente da sua melhor amiga neste ano, pode fazer essa aposta de olhos fechados.

Se ainda precisar de um estímulo a mais, os três volumes da tetralogia napolitana traduzidos para o português já ganharam resenha aqui no blog. Procure por Elena Ferrante na busca do blog e entenda um pouco mais a minha empolgação com a autora!

 

Tainara Machado

Tainara Machado

Acredita que a paz interior só pode ser alcançada depois do café da manhã, é refém de livros de capa bonita e não pode ter nas mãos cardápios traduzidos. Formou-se em jornalismo na ECA-USP.
Tainara Machado

Últimos posts por Tainara Machado (exibir todos)