Recentemente, estava almoçando com um grupo de amigos e um deles, uma mulher, nos contava sobre um duro e competitivo processo seletivo que ela participou no mês passado. A última etapa consistia em painéis com mais três competidores e uma banca formada por nomes de peso da área de negócios. Uma das concorrentes então começou a falar de seu tema e apresentou dados consistentes em sua argumentação, baseados em uma matéria do jornal inglês The Guardian. Um dos figurões contestou os números de forma constrangedora, sem permitir que a garota seguisse com seu raciocínio a partir das informações que ela tinha frescas na memória. Ao fim do debate, ela checou o celular e, como esperava, os dados que havia citado para embasar sua apresentação estavam certos.

A situação é bastante familiar para a maior parte das mulheres: em uma discussão, um dos homens do grupo assume o protagonismo no debate e impede, ou invalida, a argumentação feita por uma mulher. Mesmo quando elas eram as palestrantes. Mesmo quando elas eram as convidadas. Mesmo quando elas estavam se apresentando para conseguir uma bolsa de estudos.

Em Os Homens Explicam Tudo Para Mim, um ensaio sobre o silêncio como (mais uma) uma forma de opressão das mulheres, Rebecca Solnit narra várias experiências desse tipo. A que a levou a escrever esse texto e, posteriormente, publicá-lo ao lado de outros ensaios como um livro, é emblemática: certa vez, com uma amiga em um evento em Aspen, ela se sentou para conversar com um “homem importante que já havia ganhado muito dinheiro”.

Ele lhe perguntou sobre seus livros, mas ao mencionar um deles, Rio das Sombras: Eadweard Muybridge e o Faroeste Tecnológico, ela logo foi cortada: o homem então disparou a falar de um “outro” livro “muito interessante” sobre Muybridge, até que a amiga que a estava acompanhando se desse conta que ele estava falando, na verdade, sobre o livro de Solnit. Ao longo de toda conversa, ele jamais considerou que a mulher à sua frente pudesse ser a autora de algo “‘muito interessante”.

Por sua reverberação e capacidade de evocar uma experiência coletiva, o ensaio de Rebecca Solnit ganhou grande destaque, a ponto de contribuir para que se cunhasse um novo verbo, mansplaining, junção das palavras man (homem) e explaining (explicação). Solnit não gosta muito do neologismo,  por lhe parecer uma regra geral muito dura, quando a verdade é que apenas parte dos homens explicam coisas que não deveriam explicar, que deveriam apenas ouvir.

No Brasil, o trabalho de Solnit como pensadora do feminismo tem ganhado mais destaque, com a edição de A Mãe de Todas as Perguntas pela Companhia das Letras. Os Homens Explicam Tudo Para Mim, que saiu pela pequena editora Cultrix, é uma coleção de ensaios escritos entre 2008 e 2014 que perfazem um ponto central da argumentação da filósofa e historiadora: a falta de credibilidade com que as mulheres são tratadas é apenas uma das muitas ferramentas de silenciamento da voz feminina em nossa cultura patriarcal, que em última instância culmina em violência e assassinatos, tão frequentes nas manchetes dos jornais.

A credibilidade é uma ferramenta básica de sobrevivência.

É sobre essa frase que Solnit ergue boa parte de seu raciocínio. De forma bastante clara e coesa, e com uma prosa agradável, apesar do assunto dolorido, Solnit aponta ao longo dos ensaios reunidos nesse livro como a credibilidade que é tirada das mulheres no discurso conservador acaba até mesmo por desacreditar os relatos em situações de abuso sexual.

A violência sexual, como escreveu a escritora  Clara Averbuck ao denunciar um estupro sofrido por um motorista do Uber nesta semana, é o único crime em que se exige provas da vítima. O relato delas é contestado, como se fosse pura fantasia ou delírio. Além da violência em si, é preciso ainda que a vítima repasse detalhe por detalhe  a agressão, numa segunda forma de violência que inibe tantas denúncias.

Solnit, contudo, não reserva seus ensaios apenas para apontar o muito que ainda precisamos avançar como sociedade. A pensadora passa longe do pessimismo e também aponta avanços no combate à violência contra a mulher, mesmo que ainda aquém da expectativa, como o reconhecimento desses crimes pelo Estado e pela linguagem cotidiana. Ao incorporarmos ao nosso vocabulário ideia como cultura do estupro, assédio sexual e violência doméstica, entre outros termos que inexistiam em 1970, passamos a enxergar o que era invisível porque inominado. A esperança com que Solnit enxerga as possibilidades futuras é especialmente alentadora.  

Para mim, as razões  para esperança são, simplesmente, dois fatos: não sabemos o que vai acontecer a seguir, e o improvável e o inimaginável se manifestam com bastante regularidade. E a história não oficial do mundo mostra que indivíduos dedicados e movimentos  populares são capazes de mudar o curso da  história, como já aconteceu – apesar de que como e quando  nós poderíamos vencer, e daqui a quanto tempo, são coisas impossíveis de prever.

O desespero, por sua vez, argumenta Solnit, é uma forma de certeza. “De que o futuro será muito parecido com o presente, ou vai declinar a partir dele”, escreve em A Escuridão de Virgina Woolf. Em tempos em que o noticiário nos leva a crer que o desespero é a única alternativa, Solnit nos faz refletir sobre a importância de continuar a olhar o futuro como um campo de ação.

 

Tainara Machado

Tainara Machado

Acredita que a paz interior só pode ser alcançada depois do café da manhã, é refém de livros de capa bonita e não pode ter nas mãos cardápios traduzidos. Formou-se em jornalismo na ECA-USP.
Tainara Machado

Últimos posts por Tainara Machado (exibir todos)