[Lista] 5 livros para viajar à Rússia

Estamos a quase 15 dias da Copa do Mundo da Rússia! Esse país de dimensões continentais estará, mais do que nunca, sob os holofotes. Embora a expectativa seja ver todo burburinho de perto, a realidade que nos resta é acompanhar tudo do sofá de casa mesmo, rs. Aos jogos, podemos assistir pela televisão. E o turismo?! Bem, esse podemos dar um jeitinho com a literatura! Separamos cinco livros, para você mergulhar na cultura russa e viajar sem sair de casa.

1. A Dama do Cachorrinho e outros contos: gosta de narrativas curtas? Então, vamos começar com um dos maiores contistas de todos os tempos: o russo Anton Pavlovitch Tchekhov.

Com textos breves e sugestivos, que exploram com habilidade os silêncios, Tchekhov traz para ficção os raros instantes extraordinários da vida comum. Seus personagens, em sua maioria, carregam o desencanto que é estar no mundo. A partir de episódios aparentemente banais, em que o não-dito predomina, suas histórias lançam um olhar crítico sobre o comportamento humano.

Um bom exemplo é o conto Um Conhecido. Nessa narrativa de menos de cinco páginas, a “encantadora Vanda”, uma dançarina de clubes noturnos, se vê em situação de penúria, doente e na miséria. Ela decide, então, procurar um dos seus antigos clientes para emprestar-lhe dinheiro. O “conhecido” não apenas não a reconhece como ainda a trata com desdém:

Saindo para a rua, sentiu uma vergonha ainda maior que antes, mas não era mais da pobreza que se envergonhava. Não reparava mais em que não estava usando chapéu alto e casaquinho da moda. Caminhou pela rua, cuspindo sangue, e cada cusparada vermelha falava-lhe de sua vida, uma vida má, difícil, e das ofensas, que havia suportado e ainda haveria de suportar, no dia seguinte e dentro de uma semana, dentro de um ano, durante toda a vida, até a morte….

Que escrita poderosa, não? Nessa coletânea da Editora 34, estão 36 dos melhores contos de Tcheckhov, traduzidos diretamente do russo por Boris Schnaiderman.

2. Avenida Niévski: parada obrigatória de qualquer turista, a avenida Niévski, cartão postal de São Petersburgo, a segunda maior cidade da Rússia, não poderia ficar de fora desta seleção!

Nessa curta novela, o escritor russo Nikolai Gógol faz do famoso endereço o personagem principal da história. Na agitação e efervescência da avenida, Gógol encontra duas pequenas narrativas que demonstram quão cruel e perigoso pode ser o choque entre ilusão e realidade. As vitrines, as luzes, a modernidade, o luxo, a correria: são essas as máscaras de uma sociedade vazia e decepcionante.

Porém os acontecimentos mais estranhos de todos têm lugar na avenida Niévski. Ah, não acredite nessa avenida Niévski! Eu sempre me envolvo mais ainda em minha capa quando passo por ela e tento, de todo modo, não olhar para os objetos que encontro. Tudo é ilusão, tudo é sonho, nada é o que parece!

3. Crime e Castigo: impossível fazer uma lista de literatura russa sem a obra-prima do grande Fiódor Dostoiévski.

Publicado na segunda metade no século XIX, o romance acompanha a trajetória de Raskólnikov, um jovem estudante russo que comete um assassinato e mergulha em uma luta exaustiva com sua própria consciência. A construção desse personagem é tão meticulosa e genial que o leitor tem a sensação de viver junto com Raskólnikov toda angústia e tormento de sua existência:

Compreende, será que compreende, meu caro senhor, o que significa não se ter mais para onde ir? (…) porque é preciso que toda pessoa possa ir ao menos a algum lugar… 

Mais de 150 anos depois de lançado, o livro continua atual. Isso porque Dostoiévski não se limita ao seu tempo e espaço. Embora sua obra seja um ótimo retrato da Rússia do século XIX, sua temática central – a alma humana – é universal e atemporal.

Quer mais razões para conhecer o mais famoso escritor russo? Leia esta outra lista que publicamos por aqui!

4. Era Uma Vez uma Mulher que Tentou Matar o Bebê da Vizinha: depois de tantos clássicos, um pouco de literatura russa contemporânea para equilibrar esta lista!

Nessa coletânea de “histórias e contos de fadas assustadores”, como o próprio subtítulo já anuncia, Liudmila Petruchévskaia, uma das escritoras e dramaturgas mais reconhecidas da Rússia atualmente, constrói narrativas que bebem na fonte da fantasia na mesma medida em que refletem a realidade. Situações e personagens mágicos nascem de problemas reais, como a guerra, a fome e a solidão. Quem está acostumado a uma literatura russa que exacerba realismo irá se surpreender com o estilo de Petruchévskaia.

Ficou curioso? Temos resenha desse livro aqui no blog!

5. O Fim do Homem Soviético: quer aprender mais sobre a história russa sem abrir mão do estilo literário? A obra de Svetlana Aleksiévitch é a resposta!

Nesse livro, a escritora Nobel de Literatura reúne entrevistas que realizou entre 1991 e 2012 com cidadãos que viveram a queda do império soviético. Do choque ideológico entre gerações às contradições de uma sociedade que saiu de uma ditadura sangrenta para uma nova ditadura – a do dinheiro –, Aleksiévitch desenha o retrato de um povo marcado pela dor e pelo sofrimento. Desde os czares, as revoluções prometem aos russos avanços fenomenais, mas sempre os devolvem ao mesmo ponto de partida, onde reina a desigualdade, a ganância e a escravidão:

… em cinco anos, pode mudar tudo na Rússia, mas em duzentos anos, nada.

Assim como em suas outras obras, a matéria-prima de Aleksiévitch em O Fim do Homem Soviético é a emoção do homem comum. Enquanto a História se ocupa dos fatos e dos heróis, Aleksiévitch se propõe a dar voz aos sentimentos e à infinita quantidade de verdades humanas.

E você, tem sugestões para aumentar essa lista? Deixe nos comentários!

Mariane Domingos

Mariane Domingos

Eu amo uma boa história. Se estiver em um livro, melhor ainda. / I love a good story. If it has been told in a book, even better.
Mariane Domingos

Últimos posts por Mariane Domingos (exibir todos)

Quero receber novidades pelo meu e-mail:

1 Comentário

  1. Bom dia!
    Adorei o seu blog! Uma pergunta: onde você conseguiu comprar Avenida Niévski? E qual a editora desse livro que aparece na foto? Estou procurando esse livro, mas não encontro em lugar nenhum.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

© 2024 Achados & Lidos

Desenvolvido por Stephany TiveronInício ↑