Literatura russa no Clube do Livro do Achados & Lidos, e estamos como? Empolgadíssimas! Hoje, trouxemos uma breve introdução à obra e, para próxima semana, avançamos os dois primeiros capítulos do livro, até a página 48, se você tem a edição da foto.

Ah, e tem sorteio rolando no nosso instagram. Para participar, basta seguir as instruções do post oficial. Se não quiser esperar e já quiser garantir seu exemplar, também pode comprá-lo clicando aqui!

Por Mariane Domingos e Tainara Machado

Estamos ansiosas pela leitura de O Mestre e Margarida desde o final do ano passado, quando a Editora 34 lançou essa tradução de Irineu Franco Perpetuo a partir da mais recente edição crítica russa.

Os 100 anos da revolução, comemorado em novembro passado, e a agitação em torno da Rússia, que em 2018 é sede da Copa do Mundo, colocaram esse romance novamente sob os holofotes. Decidimos, então, aproveitar o burburinho e propor a leitura compartilhada do famoso livro do russo Mikhail Bulgákov.

Romance escrito entre 1928 e 1940, mas publicado na União Soviética apenas em 1973, O Mestre e Margarida é considerado uma das joias da literatura do século XX. Com fortes referências a Fausto, obra-prima de Goethe, a história se passa na Moscou dos anos 30 e, tal qual o poema trágico do escritor alemão, tem o diabo como um dos seus personagens principais.

A narrativa acompanha as peripécias do satã na capital russa acompanhado de um entourage igualmente infernal – um gato falante e fanfarrão, um intérprete trapaceiro, uma bela bruxa e um capanga assustador. Seu caminho irá cruzar o destino do casal mestre e Margarida, ele um escritor mal compreendido e ela, uma das personagens mais emblemáticas da literatura russa, que não mede esforços para encontrar o amado desaparecido.

Além da história de amor e desejo, e da sátira do mundo das letras e das vaidades humanas, O Mestre e Margarida também traz uma crítica afiada, mas bem-humorada, ao regime soviético na era stalinista. Por isso, o livro foi publicado primeiramente no Ocidente, ainda na década de 60, chegando à Rússia apenas na década de 70.

Bulgákov morreu em 1940, em Moscou, e trabalhou nesse romance até seus últimos dias. Conquistou fama como dramaturgo e, embora tivesse um passado de luta contra os bolcheviques e a favor da monarquia constitucionalista, foi admirado inclusive por Stálin, que chegou a lhe oferecer o cargo de diretor assistente no Teatro de Arte de Moscou.

O Mestre e Margarida é seu romance mais conhecido e foi traduzido para diversas línguas, adaptado para o cinema, teatro, rádio, dança, ópera e música, aparecendo até na canção Simpathy for the Devil, dos Rolling Stones.

E aí, ficou curioso? Então, faça essa leitura com a gente! Vamos definir uma quantidade de páginas por semana e, todas as sextas, publicamos um post no blog comentando o trecho lido. Garanta já seu exemplar!

O Mestre e Margarida

Editora 34

R$ 53,90

408 páginas

 

Achados & Lidos

Achados & Lidos

Um blog para quem não perde um boa leitura!
Achados & Lidos

Últimos posts por Achados & Lidos (exibir todos)