[Divã] Retrospectiva literária de 2017

39 livros e contando. Terminei meu 2017 literário muito satisfeita, não só com as 9202 páginas lidas, mas pelos achados, reencontros e experiências que esse ano me proporcionou.

O blog já tem um ano e nove meses de vida e seguimos firmes e fortes, com um ritmo alucinante de publicações. Já tivemos por aqui quase 100 resenhas, 50 listas e 50 textos no Leitor no Divã, além do Marque a Página semanal e do Clube do Livro, que já vai para sua décima edição. Cada texto que publicamos tem em média uma página e meia do Word. Deixo as contas com vocês, porque não sou muito boa nisso, rs, mas sei que é muito conteúdo.

Eu e Tatá tivemos mudanças profissionais em 2017 e confessamos que não foi nada fácil conciliar o blog com as demandas do trabalho. Não foram poucas as semanas em que parecia que não ia dar tempo de terminar a leitura ou escrever o texto. Nossa parceria e o orgulho pelo que construímos aqui manteve aceso nosso compromisso.

Vibramos com cada comentário no blog ou nas redes, com cada seguidor conquistado (já estamos com quase 7 mil no instagram!) e com os livros que chegam em casa, enviados pelas editoras. Nesse ano, Todavia, Companhia das Letras e Record nos renderam muitas alegrias, com lindos exemplares chegando de surpresa, alguns deles até autografados. O sonho de todo blogueiro é produzir um “Recebidos do Mês” que não seja com as compras que ele mesmo fez. Conseguimos, neste ano, fazer alguns posts desse tipo e esperamos que, em 2018, eles sejam mais frequentes e recheados ainda. #ficaadica para as editoras!

A Flip foi, novamente, uma ótima experiência, especialmente porque conseguimos ir com o time completo desta vez: eu, Tatá e nossas fãs número um – minha irmã, autora das ilustrações lindas que aparecem de vez em quando no blog, e a mãe da Tatá, sempre participativa, com ideias e comentários que nos incentivam.

Em Paraty, também tivemos um dos encontros literários mais marcantes do ano, com a escritora ruandesa Scholastique Mukasonga. Desde que soubemos que ela viria à Flip, nos engajamos em saber mais sobre sua obra. Além de ler seus dois livros lançados no Brasil, conseguimos esta que considero uma das nossas grandes conquistas do ano: entrevistamos a escritora e publicamos a conversa no encerramento da oitava edição do nosso Clube do Livro. Dedicamo-nos muito à elaboração desse conteúdo e contamos com toda receptividade de Mukasonga, que nos atendeu com muita gentileza e atenção.

E essa não foi a única entrevista do ano. Victor Heringer, autor de O Amor dos Homens Avulsos, também conversou conosco e abrilhantou o fechamento do sexto Clube do Livro do Achados. Essas oportunidades estão sendo uma ótima desculpa para eu recuperar minha alma de jornalista. Quem sabe no próximo ano não temos um seção de entrevistas por aqui?

Além de fazer planos, também aproveitei este fim de ano para recuperar minhas resoluções de Ano-Novo em 2016 e minha lista de livros para ler em 2017. Não li todos os clássicos e poesia que gostaria (pode renovar a promessa?!), mas me orgulho de ter: lido livros mais extensos (Os Buddenbrook, De Amor e Trevas e O Fim do Homem Soviético me lembraram a alegria de terminar um calhamaço!); de ter me arriscado mais no francês com Patrick Modiano, Scholastique Mukasonga, Raymond Radiguet e Jean-Paul Sartre; e de ter comprado menos (ok, esse último item ainda tem que passar por uma auditoria, rs!).

No meio do caminho, também tive ótimas surpresas, como Rebecca Solnit, Maria Valéria Rezende e Margaret Atwood, que não estavam na minha relação para 2017, mas certamente estarão na de 2018. Da lista oficial, que fiz no começo do ano, li oito títulos. Dos quatro não lidos, um não foi lançado (o do Juan Pablo Villalobos), um foi substituído (A Guerra não Tem Rosto de Mulher por O Fim do Homem Soviético – preciso de longos intervalos entre as leituras de Aleksiévicth, que são bem pesadas) e Doutor Jivago já está na lista pra 2018, porque foi lançado muito no final do ano. Ou seja, só não me animei mesmo com o livro do Murakami. Quem sabe ainda dá tempo nesse restinho de ano.

Já estou pensando na lista de leituras e desafios para 2018, que em breve vocês conferem por aqui. Enquanto isso, conte para gente, nos comentários, como foi seu ano literário. Se teve dica do Achados na sua lista de lidos, queremos saber tudo!

Mariane Domingos

Mariane Domingos

Eu amo uma boa história. Se estiver em um livro, melhor ainda. / I love a good story. If it has been told in a book, even better.
Mariane Domingos

Últimos posts por Mariane Domingos (exibir todos)

Quero receber novidades pelo meu e-mail:

2 Comentários

  1. Adoro o blog de vocês, parabéns! Ajudou muito na minha meta de ler mais em 2017, apesar de ter dois filhos pequenos e uma empresa para cuidar 🙂 Da sua lista dos 12 livros para ler em 2017, li 8 também 🙂 obrigada pelo trabalho e continuem mais e mais em 2018!

    • Mariane Domingos

      1 de janeiro de 2018 at 17:21

      Olá, Mariana!

      Que delícia ler seu comentário! 🙂 O Achados & Lidos nasceu para espalhar a paixão pela literatura e ficamos muito felizes em saber que estamos alcançando esse objetivo. Obrigada pelos elogios!

      Parabéns pelas suas leituras – sabemos o quão difícil é conciliar esse hábito com tantas outras urgências e distrações do dia a dia – e, com certeza, conte conosco para rechear sua lista em 2018. Nas próximas duas semanas, já publicaremos nossas metas para o ano. 😉

      Um abraço,
      Mariane

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

© 2024 Achados & Lidos

Desenvolvido por Stephany TiveronInício ↑